Ir para o conteúdo

CGI.br: útil ou fútil?

  • Número: 5
  • Eixo: Transparência
  • Autoria: Felipe Loan
  • Estado: Minas Gerais
  • Organização: nenhuma
  • Setor: Outros
  • Palavras Chaves:

Resumo

críticas ao CGI.br

Documento

O CGI.br, deve esclarecer a sociedade, bem como tornar públicas todas as informações pertinentes ao comitê, bem como seus gastos, eleições e regras de registro de domínios.

Nos últimos meses, mesmo com 21 membros, o comitê, simplesmentte não forneceu informações claras, não debateu assuntos de grande relevância, se retringindo a um comitê patrocinador de eventos e puxa-saco da ICANN, e promotor do Marco Civil da Internet.

Exemplos de falta de transparência:

- O CGI.br não aprovou em resolução, nem ao mesmo publicou previamente que iria lançar o programa Cidades .br, para criação de novas categorias sob o .br, deixando a cargo do NIC.br tal função;

- O CGI.br modificou sua campanha de "super herói", para arrematar altas quantias com domínius premium. Tal atitude foi condenada no passado pelo mesmo comitê, e agora utilizada para faturar.

- O CGI.br restringe a sociedade civil de registrar domínios de 2° nível sob o .br, mas ao mesmo tempo concede ao governo federal privilégios como este. Bats averificar em whois.registro.br o domínio participa.br e ver a data de criação.

- Mas o CGI.br não tinha dito que o segundo nível ficaria restrito? E por que apenas o Governo Federal pode registrar domínios sob o .br? Pensei que os direitos e deveres fossem os mesmos para todos.

- O CGI.br comercializa domínios de 2° nível por meio de sua entidade privada (criada só para eles) com o termo de DOMÍNIOS DE PRIMEIRO NÍVEL(DPN). Clara evidência de crime contra o consumidor, previsto nos Artigos 35° e 37 do CDC.

Há muito que o CGI.br deve esclarecer. Ultimamente o comitê atua nas sombras da intern