Ir para o conteúdo

Sugestões para melhora da transparência

  • Número: 136
  • Eixo: Transparência
  • Autoria: RAQUEL LIMA SARAIVA
  • Estado: Pernambuco
  • Organização: Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife - IP.rec
  • Setor: Terceiro Setor
  • Palavras Chaves:

Resumo

O CGI deve disponibilizar ao público documentos relativos aos gastos efetuados, bem como documentos de interesse público como atas de reunião, resoluções, entre outros.

Documento

Há um problema em relação à disponibilização das atas de reunião do conselho do CGI, pois, devido ao trabalho de haver a transcrição da reunião, elas demoram a ser disponibilizadas no site. Para melhorar esse cenário, pensamos que as reuniões do conselho do CGI devem ser gravadas em video e disponibilizadas na semana seguinte à sua realização em plataforma própria do Comitê Gestor, pois assim os interessados podem ter acesso às discussões em curto espaço de tempo, ao contrário do que ocorre atualmente. Não recomendamos aqui a transmissão das reuniões ordinárias por streaming de vídeo porque pode haver interferência externa nas votações, o que não é desejado.

Em outra instância, pensamos que é preciso haver uma transparência sobre os gastos do CGI. Mais do que uma mera demonstração de rúbricas genéricas, pensamos que um detalhamento de gastos com cada programa promovido pelo CGI, bem como eventos, deslocamento de pessoal para participação em eventos, entre outros, é de fundamental importância para um controle social mais efetivo.

Documentos de interesse público também devem ser disponibilizados por inteiro no site da instituição, de forma que a sociedade tenha conhecimento de tudo o que acontece no âmbito do CGI. Neste ponto incluem-se as atas de reunião, resoluções, notas técnicas, etc.