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Pilares importantes para o CGI.br

  • Número: 31
  • Eixo: Competências do CGI.br
  • Autoria: Saymon Andrade
  • Estado: Pará
  • Organização: NIC Ananindeua (PA)
  • Setor: Setor Empresarial
  • Palavras Chaves: CGI.br, domínios .anani.com.br, pilares

Resumo

O NIC Ananindeua (PA), que opera a DPN .anani.com.br para o município de Ananindeua (PA), sugere que o CGI.br, receba personalidade jurídica, assim como o CFM - Conselho Federal de Medicina, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil e entre outras, para que o próprio comitê possa operar os recursos financeiros e patrimoniais diretamente, e para que o próprio possa deter autonomia sob tais recursos, sem ter que depender da associação NIC.br.

Documento

O NIC Ananindeua (PA), entidade responsável pelo Domínio de Primeiro Nível (DPN) .anani.com.br, e por promover a campanha de criação da categoria de DPN .anani.br, sendo esta aprovada, criada e operada pelo NIC.br, entidade que executa as políticas do CGI.br, vem expor sugestões para uma melhor governança da internet.

Sendo o NIC Ananindeua (PA)  um dos responsáveis por promover a criação da categoria .anani.br


O CGI.br deve se sustentar por 6 pilares de grande importância para um bom funcionamento da governança. São eles:

1º) Transparência - promover a publicidade dos gastos, receitas e investimentos de forma clara, objetiva e que possa ser entendida por qualquer cidadão, independentemente de ser conhecedor sobre o assunto ou não, bem como promover consultas públicas, para receber a opinião da sociedade em relação aos gatos e investimentos;

2º) Identidade - O CGI.br deve estar mais presente na vida e no cotidiano das pessoas. Somente assim, elas passarão a conhecer melhor o comitê.
Para que isto aconteça, o comitê deve participar de projetos populares.

Um exemplo, foi no ano de 2012, quando houve um projeto para incentivar o empreendedorismo na internet, onde empresas como Google, Yola, SEBRAE e demais empresas e entidades, se juntaram para ofertar gratuitamente domínios sob o ccTLD .br e sites para micro e pequenas empresas. Estando o CGI.bvr ausente deste projeto.

Um projeto popular que promove a economia e a internet brasileira, mas sem a participação do comitê da internet brasileira.

O que se nota, é uma grande retirada de capital do CGI.br para patrocinar eventos da ICANN, que por muitas vezes não possuem notoriedade dentro da sociedade brasileira.


3º) Pluralidade - Atualmente o comitê é formado por uma composição criada em 2003, mas que se tornou obsoleta, j´pa que em 2003, o número de usuários de internet era menor, pelo fato de muitos não possuirem acesso a banda larga, internet 3G e 4G. Não há vagas para membros usuários (consumidores). A pessoa física também é utilizatária de internet.


4º) Flexibilização e Dinamismo - Falta um maior dinamismo nos procedimentos administrativos do NIC.br, bem como uma flexibilização em suas operações, para uma melhor operação. O NIC.br não possui uma ouvidoria e/ou corregedoria, onde o usuário possa reclamar ou denunciar. Não há um recurso acima do atendimento atual, que conceda ao usuário expor questionamentos, reclamações e denúncias.

5º) Equilíbrio - É necessário que o comitê junto com sua entidade executora, criem um plano de equilíbrio nas operações e funções. Enquanto não se aprova um novo modelo para o CGI.br, o mesmo pode inserir em pauta e levar até o NIC.br, um plano que altere o estatuto da associação e inclua 5 titulares de domínios e/ou consumidores, para compor o quadro de associados do NIC.br, já que o próprio estatuto prevê que podem se tornar associados aqueles que não sejam do CGI.br.
O consumidor dará um equilíbrio funcional ao NIC.br.

6º) Planejamento - Planejar e publicar previamente o assunto das reuniões, para que a sociedade tenha conhecimento, bem como divulgar as reuniões do conselho de administração do NIC.br, e as reuniões do CGI.br e NIC.br. Se possível transmitidas ao vivo pela internet.


Dúvidas:

Email: hostmaster@registro.anani.com.br
WhatsApp:  91 9395 3500