Ir para o conteúdo

Apoio a implantação de redes MESH de baixo e médio alcance

  • Número: 43
  • Eixo: Outros temas ou considerações
  • Autoria: Doriedson Alves de Almeida
  • Estado: Pernambuco
  • Organização: Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Setor: Setor Governamental
  • Palavras Chaves: PNBL, Infra-estrutura, Educação

Resumo

Fomentar projetos de implementação de redes em malha em parceria com escolas e entidades civis em em locais onde já existam alguma conexão à internr via rádio, fibra ótica ou satélite.

Documento

Introdução

Em muitas localidades no Brasil a infra-estrutura de conexão a internet inexiste ou ocorre de forma precária, configurando verdadeiros vazios digitais.  Mesmo localidades onde existem conexão via satélite (GESAC) o acesso limita-se a pequenos grupos.  A contra-partida pactuada pelas teles durante o governo Lula para bandalargar as escolas públicas não foi cumprida.  Diante desse cenário milhares de escolas e comunidades, sobretudo nas regiões norte e nordeste dispoõe de acesso precário à internet, qundo dispõe.

Escopo da proposta

Diante do cenário brevemente exposto, a proposta visa realizar o mapeamento dos pontos de conexão existente via satélite, ou conexões de rádio oferdas por operados te telefonia celular ou prestadoras locais que dispõe de licenças SCM, provedores comunitários de internet com a finalidade de potencializar a velocidade e a ampliação da cobertura dessas conexões  através  de três ações:

1) Cobrança das empresas de telefonias e operadoras de backbones para que estas disponibilizem links de no mínimo 20 MB para as localidades mapeadas

2) Fomento para compra de equipamentos que possibilitem aumento da velocidade dos links existentes;

3) Disponibilização de recursos compra de equipamentos e apoio técnico para implantação de redes comunitárias utilizando topologia MESH a partir de OSCIPs ou escolas.