Ir para o conteúdo

Composição do CGI.br

  • Número: 66
  • Eixo: Composição do CGI.br
  • Autoria: Camilla Tedeschi de Toledo Tapias
  • Estado: São Paulo
  • Organização: Telefonica Brasil S.A.
  • Setor: Setor Empresarial
  • Palavras Chaves:

Resumo

Sugerimos que os que os seguintes segmentos devam ter participação nos fóruns de discussão do CGI.br:1. O primeiro, representando o setor empresarial, pode ser composto por provedores de serviços, como infraestrutura de telecomunicações e conteúdo, fornecedores de equipamentos e softwares, bem como representantes de segmentos da economia que, com os avanços tecnológicos, estão sendo incluídos na cadeia de valor da internet (indústria de energia e automobilística, por exemplo).2. O segundo grupo deve contar com a participação de setores governamentais relacionados à internet.3. O terceiro grupo, formado por representantes do terceiro setor que atuem em temas de internet relacionados a proteção do usuário, direitos civis, educação e telecomunicações.4. O quarto grupo deve ser composto pela comunidade acadêmica, técnica e científica, especializada em temas como roteamento e endereçamento IP, segurança de redes na internet e sistemas DNS.

Documento

 

As profundas transformações pelas quais a Internet passou resultaram na diversificação de seu uso. O surgimento de novas tecnologias, como a internet das coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão revolucionando diversos segmentos da economia. Dessa maneira, até mesmo setores tradicionais hoje estão em processo de inclusão de seus negócios na internet, o que os leva a uma participação maior nas discussões sobre o tema.

 

 

 

Nesse contexto, surge a necessidade de repensar como deve ser a representatividade desses diversos setores nos fóruns de discussão do CGI.br. Com vistas a equilibrar a participação de todos, sugerimos que os segmentos se dividam em grupos.

 

 

 

O primeiro, representando o setor empresarial, pode ser composto por provedores de serviços, como infraestrutura de telecomunicações e conteúdo, fornecedores de equipamentos e softwares, bem como representantes de segmentos da economia que, com os avanços tecnológicos, estão sendo incluídos na cadeia de valor da internet (indústria de energia e automobilística, por exemplo).

 

 

 

O segundo grupo deve contar com a participação de setores governamentais relacionados à internet.

 

 

 

O terceiro grupo, formado por representantes do terceiro setor que atuem em temas de internet relacionados a proteção do usuário, direitos civis, educação e telecomunicações.

 

 

 

O quarto grupo deve ser composto pela comunidade acadêmica, técnica e científica, especializada em temas como roteamento e endereçamento IP, segurança de redes na internet e sistemas DNS.

 

 

 

Por fim, além do equilíbrio na participação dos diversos representantes da cadeia de valor da internet no CGI.br, é importante assegurar que os votos dos membros preservem uma visão multistakeholder.